#FreeTheNipple – Mamilos e a Eterna Polêmica

3.7.15


O movimento #FreeTheNipple esta ganhando força na internet e questiona: Porque os mamilos masculinos não sofrem repressão e a mulher ter seus mamilos expostos é considerado imoral? Qual o problema com os mamilos femininos? Porque devem ser expostos apenas dentro do quarto?

Funcionalmente os seios femininos são para proporcionar uma passagem de leite materno para os bebês e criar um vínculo entre mãe e filho.

“Por que exatamente está tudo bem para os homens ter seus mamilos expostos, mas as mulheres – mesmo aquelas que estão amamentando – são muitas vezes criticadas de amamentar em público? Sem mencionar o fato de que estamos constantemente expostas a propagandas extremamente sexuais, anúncios provocativos de mulheres, mas mostrar o bico não é permitido. Por que estamos escondendo os mamilos femininos, existe uma agenda por trás disso?”  questiona as ativistas.

Assim, em uma tentativa massiva para impulsionar a mudança social e igualdade de gênero, mamilos estão sendo revelados, na internet!

Livre o bico do peito

Um documentário lançado em 2014 chamado ““Free The Nipple” de 90 minutos foi co-escrito e dirigido por Lino Esco e definitivamente ajudou a iniciar a revolução do mamilo. O objetivo desta produção foi de descriminalizar o corpo nomeado por protestar e aumentar a consciência sobre as leis de censura nos EUA

Apresentando um exército de mulheres invadindo Nova York, o filme teve como objetivo sensibilizar e protestar contra as leis extremamente hipócritas que governam a “nudez”. Eles também destinan-se a promover igualdade de gênero, de forma legal e culturalmente, nos EUA




Algumas celebridades começam a apoiar a campanha

Scout Willis filha de Demi Moore e Bruce Willis, levantou o tema quando ela caminhou ao redor de New York em topless por um dia. Ela explicou em um post no XOjane que haviam sido removidas suas fotos do Instagram

“Infelizmente, a ênfase na imprensa foi no sensacionalismo dos meus seios, principalmente em termos de minha família. Há também algumas pessoas que criticam a minha escolha de relacionar mamilos com a igualdade em tudo. Para mim, mamilos parecem estar no cerne da questão. Na década de 1930, os mamilos dos homens eram tão provocante, vergonhoso, e tabu como das mulheres estão agora, e os homens protestaram da mesma maneira. Em 1930, quatro homens foram em topless para Coney Island e foram presos. Em 1935, vários homens em topless desceram sobre Atlantic City, 42 dos quais foram presos. Homens lutaram e foram ouvidos, mudando não apenas as leis, mas a consciência social. E em 1936, peitos nus masculinos foram aceitos como a normal” 


Então porque 80 anos depois as mulheres não conseguem atingir o mesmo para seus peitos? Por que não pode uma mãe orgulhosa amamentar o seu filho em público sem sentir sexualizada? Por que eu deveria sentir-se excessivamente exposta ao optar por não usar um sutiã? Por que as diretrizes do Instagram e Facebook não permitem seios expostos, mas se tampar os mamilos podem? 







Você também vai gostar destas postagens

0 comentários

ASSINE A NEWSLETTER

Inscreva seu e-mail e receba as atualizaçóes do site!