, ,

A Permacultura por um Mundo Melhor

2.7.15


A permacultura não é fácil de ser definida em poucas palavras, porque envolve todos os aspectos da vida. A palavra permacultura originou-se da expressão “permanent agriculture“, porém hoje, devido a sua maior abrangência, passou a significar “cultura permanente”. Na prática, é um conjunto de conhecimentos interdisciplinares, abrangendo desde agricultura, arquitetura, ciências naturais, economia solidária, etc.

Permacultura é a utilização de uma forma sistêmica de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável., tanto em termos de recursos quanto em termos econômicos e financeiros.

E tudo começa na sua casa, colocando a mão na massa!

APRENDENDO MAIS SOBRE O MUNDO

Para todos que tem interesse no meio ambiente e nas alternativas de criar um estilo de vida melhor, nós indicamos alguns livros que irão te ajudar a criar um ambiente melhor em sua casa, um estilo de vida mais integrado ao seu meio, melhorar suas relações com as pessoas e com sua saúde, enfim, iniciar mudanças positivas em sua vida. São guias para práticas e um investimento maravilhoso na sua qualidade de vida.

- CURSO DE RECICLAGEM - 130 IDEIAS SIMPLES E CRIATIVAS PARA RECICLAR OBJETOS EM CASA
O curso tem o objetivo de ensinar você a reutilizar alguns objetos comuns em casa, tais como garrafas pet, caixas de leite, lacres de latinhas, dentre outros. Utilizando esses objetos simples você pode fazer lindos trabalhos manuais, super úteis no dia a dia. 

- TÉCNICAS DE RECICLAGEM
Criar e difundir uma nova consciência. O lixo não desaparece quando é jogado na lixeira mas pode ser diminuído, reutilizado e separado de forma inteligente. Entenda o processo de reciclagem de Vidros, Plásticos, Papéis, Metais, entre outros. Aprenda a organizar uma Coleta Seletiva e até mesmo a ganhar dinheiro com Reciclagem.

- CULTIVO DE ERVAS E HORTALIÇAS EM CASA
O cultivo de ervas e hortaliças em casa tornou-se uma prática muito comum atualmente. Aprenda dicas e conheça as formas de cultivação de ervas e hortaliças em sua casa, pois são detalhes e mecanismos de ação necessários para tornar eficiente o cultivo dessas plantas no ambiente doméstico.

- ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Conheça a importância e os benefícios de uma alimentação saudável. Saiba como manter uma dieta rica e balanceada e descubra quais são os cuidados necessários na hora de comprar os alimentos.

A ÉTICA DA PERMACULTURA

No mundo todo, a comunidade de permacultores está crescendo. São milhares de seres humanos por aí em diferentes estágios do processo individualizado e/ou comunitário de descobrir como viver seguindo esses três princípios:

- Cuidar da Terra: Provisão para que todos os sistemas de vida continuem e se multipliquem. Este é o primeiro princípio, porque sem uma terra saudável, os seres humanos não podem exercer suas qualidades.
- Cuidar das Pessoas: Provisão para que as pessoas acessem os recursos necessários para sua existência.
- Repartir os excedentes: Ecossistemas saudáveis utilizam a saída de cada elemento para nutrir os outros. Nós, os seres humanos podemos fazer o mesmo, compartilhando os excedentes, inclusive os conhecimentos.


No dia-a-dia, temos a troca de experiências com os colegas, cursos, leituras e alguns parâmetros a nos guiar. Reaproveitamento máximo de materiais, evitando produzir lixo, é um deles. Lidar criativamente com as condições oferecidas, transformando problemas em soluções, é outro. Também tentamos imitar a natureza, fechar ciclos produtivos, diversificar e tornar locais as fontes de recursos, cooperar em vez de competir e integrar em vez de fragmentar.

Se essa história de permacultura está parecendo muito teórica, coloque logo a mão na massa que fica fácil entender. Você pode plantar uma pequena horta, transformar sucatas em utensílios, fazer reforminhas em casa, captar água da chuva, cozinhar, lavar ou costurar. O que importa é consumir menos e criar mais, da maneira que for melhor para você.

Toda mudança positiva que você causar é bem vinda e prepara a você e aos que te rodeiam para outras novas mudanças, uma evolução levando a outra.

OS PRINCÍPIOS DO DESIGN NA PERMACULTURA

Os 12 princípios de design da Permacultura articulados por David Holmgren em seu livro Permacultura Príncipios e caminhos além da sustentabilidade :


1 - Observe e interaja: Alocando tempo para engajar-nos com a natureza, podemos desenhar soluções adequadas à nossa situação particular.
2 - Capte e armazene energia: Desenvolvendo sistemas que coletem recursos que estejam no pico de abundância, podemos utiliza-los quando houver necessidade.
3 - Obtenha rendimento: Assegure-se de que esteja obtendo recompensas verdadeiramente úteis como parte do trabalho que você está fazendo.
4 - Pratique auto-regulação e aceite retornos: Precisamos desencorajar atividades inapropriadas para garantir que os sistemas continuem funcionando bem.
5 - Utilize e valorize recursos e serviços renováveis: Faça o melhor uso da abundância da natureza para reduzir nosso comportamento consumista e nossa dependência de recursos não-renováveis.
6 - Evite o desperdício: Valorizando e fazendo uso de todos os recursos que estão disponíveis para nós, nada será desperdiçado.
7 - Projete dos padrões aos detalhes: Dando um passo atrás, podemos observar padrões na natureza e na sociedade. Estes padrões podem formar a espinha dorsal de nossos projetos, com os detalhes sendo preenchidos conforme avançamos.
8 - Integrar ao invés de segregar: Colocando as coisas certas no local certo, fazemos com que as relações entre uma e outra se desenvolvam e elas passam a trabalhar juntas para ajudar uma à outra.
9 - Utilize soluções pequenas e lentas: Sistemas pequenos e lentos são mais fáceis de manter do que sistemas grandes, fazendo uso mais adequado de recursos locais e produzindo resultados mais sustentáveis.
10 - Utilize e valorize a diversidade: A diversidade reduz a vulnerabilidade à uma variedade de ameaças e tira vantagem da natureza única do ambiente na qual reside.
11 - Utilize bordas e valorize elementos marginais: A interface entre as coisas é onde os eventos mais interessantes ocorrem. É onde frequentemente estão os elementos mais valiosos, diversificados e produtivos de um sistema.
12 - Utilize e responda criativamente às mudanças: Podemos ter um impacto positivo nas mudanças inevitáveis se as observarmos com atenção e intervirmos no momento certo.

COMECE A MUDANÇA POR VOCÊ!

O que todos nós desejamos é mais equilíbrio e controle sobre a vida: mais satisfação, mais disposição, um físico melhor e mais bonito, e as importantes respostas pra todas as nossas questões. E tudo isto está ao seu alcance e só depende de você dar o primeiro passo!

Um curso realmente completo que aborda e transforma todas as áreas da sua vida, é isso que você pode esperar do Curso Vida Equilibrada. Apresentado pela empresária, blogueira e jornalista, Juliana Goes, esse curso é o resultado de uma experiência pessoal e transformação real da apresentadora, através de ensinamentos vivenciados por profissionais de diversas áreas. Juliana reuniu nesse curso as principais dicas em forma de temas, exercícios e atividades que você poderá desenvolver direto da sua casa para evoluir e melhorar no âmbito social, espiritual, profissional, de saúde física e mental. Se você busca resultados diferentes para a sua vida, o primeiro passo é fazer coisas diferentes, por isso acredite, embarque nessa experiência e permita-se conhecer essa pessoa maravilhosa que existe dentro de você!

Clique na imagem e conheça mais detalhes!



Você também vai gostar destas postagens

0 comentários

ASSINE A NEWSLETTER

Inscreva seu e-mail e receba as atualizaçóes do site!