, ,

Jan Saudek - O Gênio Erótico

27.6.15



Jan Saudek é filho de judeus. Grande parte de sua família, incluindo o próprio, estiveram nos campos de concentração nazistas durante Segunda Guerra Mundial. Um dos poucos sobreviventes, conseguiu escapar por pouco das experiências do médico alemão Josef Mengele, louco conhecido por injetar tinta azul em olhos de crianças, por unir veias de gêmeos e por deixar pessoas em água gelada para testar suas resistências.

Talvez por toda a conturbação da infância e por ter conhecido de perto os limites do comportamento humano, Jan desenvolveu uma percepção ácida sobre a sociedade.  Por isso, é considerado um dos fotógrafos mais excêntricos da atualidade. Também é desenhista e pintor: a estética  de sua fotografia é tão similar aos seus outros trabalhos. Embora pouco conhecido no Brasil, Jan Saudek é o fotógrafo mais famoso da República Tcheca e admirado por toda a Europa graças aos seus bem sucedidos 50 anos de carreira.  Seu estilo inclui pintar à mão suas fotografias, deixando-as com tons sépia e aparência do século 19.

Seus modelos traçam um comportamento teatral diante da câmera, tomando posições suaves e intensas, como se dialogassem uns com os outros ou com o cenário pela linguagem corporal.



Suas obras também são naturalmente eróticas. É arte sensual que masturba o cérebro. É o retrato de uma sociedade livre, representada na pele de homens e mulheres, crianças e idosos, gordos e magros. Todos loucos.


Abaixo você pode fazer o download do genial documentário sobre sobre o fotógrafo. Imperdível, são relatos exclusivos feitos pelo próprio, cenas de suas sessões no estúdio, um pouco dos seus fantásticos métodos de revelação de negativos, enfim, um mergulho na sensibilidade desse artista.



Nas imagens abaixo você pode ver um pouco da genialidade de Jan Saudek. Para conhecer mais sobre suas obras, visite o site oficial clicando AQUI.
























Você também vai gostar destas postagens

0 comentários

ASSINE A NEWSLETTER

Inscreva seu e-mail e receba as atualizaçóes do site!