,

5 Dicas Essenciais Para Fotografar Casamentos

29.6.15


Ansioso pra fotografar seu primeiro casamento? Ou então já começou no ramo e quer ampliar suas habilidades e expandir o negócio? Este artigo vai lhe dar 5 dicas top de fotografia de casamento e o mais importante que você precisa saber antes de começar a disparar as fotos!

Antes de tudo, nós lhe indicamos 3 livros sobre o assunto que são essenciais. Seja você iniciante ou não, eles contém detalhes técnicos e análises aprofundadas sobre o assunto e valem muito, muito mesmo, o investimento.

- Fotografia de Casamento - Guia de Campo (Michelle  Turner)

- Fundamentos da Fotografia Criativa - 2ª Ed. 2015 (David Prakel)

- Diários de Iluminação - 101 Esquemas e Estilos de Iluminação Para Fotógrafos (Kevin Kubota)

Bom, vamos ao assunto. Suponhamos que há alguns meses você fechou um contrato para fotografar o primeiro casamento, ou um contrato para o casamento mais importante para você até o momento. Ou mesmo, pode ser que seja um trabalho sem remuneração, que você quis dar como presente para um grande amigo e, ao mesmo tempo, ganhar experiência. De qualquer forma, é um dos dias mais importantes na vida do seu casal de clientes, e você tem que se garantir pra conseguir registrá-lo como merecem.

Faltando umas duas semanas, seu entusiasmo inicial começa a virar medo. Você vê o dia se aproximando rapidamente. Calma, muita calma, é só uma questão de se organizar.


Esperamos que estas dicas lhe sejam úteis e que você possa confirmar para si mesmo sua paixão pela fotografia fazendo um trabalho além das suas expectativas. E lembre-se de se divertir, porque este pode ser um dos passos para um dia chegar ao melhor trabalho da sua vida!

Logo de início, você precisa saber que ser um grande artista do casamento não é somente sobre fotografia. Ter boas habilidades sobre fotografia é apenas 30% do que é preciso para ser um fotógrafo de casamento (mas lembre-se que esses 30% não são nem um pouco dispensáveis).  

Os outros 70% incluem:

• Ser simpático, amigável e se tornar amigo de todo mundo;
• Ser um solucionador de problemas quando as coisas dão errado (por exemplo: carro que quebra, câmera que quebra, a madrinha desmaia, etc., e sim, isso acontece!);
• Ser capaz de pensar rapidamente, tomar grandes decisões, e convencer a todos de que é a melhor coisa a se fazer;
• Ser corajoso, fazer as pessoas te ouvirem, mas nunca ser grosseiro;
• Dar à noiva e ao noivo a melhor experiência possível para que eles gostem de ser fotografados por você.
• e outras coisas mais, que virão com a experiência...

Mas o fator número um, o santo graal, a mãe de todas as regras da fotografia de casamento:

PREPARE-SE, PREPARE-SE e PREPARE-SE!

Embora isso possa parecer óbvio, é incrível como alguns fotógrafos apostam tudo no improviso. Isso é irresponsável e totalmente injusto com o casal que está esperando que você saiba o que está fazendo. Então, o que se preparar, preparar e preparar a dizer? Quer dizer que essa é a chave para o sucesso em qualquer setor, e a fotografia não fica um milímetro focal fora dessa regra. 

Que essas 5 dicas de ouro lhe ajudem, antes de tudo, a ser o mais preparado possível.

1 - Conheça teu equipamento mais do que a ti mesmo

Sim, se você, como todo mundo, às vezes tem dúvidas sobre a vida, não as tenha sobre os recursos do seu equipamento!  Pegue sua câmera e certifique-se que você sabe todas as configurações, compreende os modos, conhece as configurações que estão disponíveis em suas lentes (estabilizador de imagem, por exemplo), exercite todas as opções disponíveis no seu flash, etc etc.


Há casos em que o fotógrafo, em plena cerimônia a ser fotografada, não sabe fazer regulagens finas na intensidade dos flashs ou mudar os pontos focais da lente para conseguir melhores efeitos e nitidez. Não cometa nunca estes erros. Treine com outras pessoas, com parceiros de trabalho, com familiares, com desconhecidos. Se preciso, use até um chumaço de grama pra simular um buquê. Mas garanta que, na hora do casamento, você saiba manusear seu aquipamento como um pianista toca o instrumento.

Outra dica é convidar alguém pra uma sessão de fotos usando contraluz. Assim, você fica mais familiarizado com estes efeitos que a luz permite na fotografia e vai ficando cada vez mais seguro e confortável com qualquer situação de iluminação. Faça dentro de casa, contra janelas e portas, com mais luz, com menos luz e naquela maravilhosa luz do nascer e do por do sol. Teste tudo e veja o que funciona melhor – nada substitui a experiência direta. Você vai ver como esse treino dispara sua criatividade na hora do trabalho.


2 - Fotografe e catalogue locações

Locação é outro assunto importante, deve-se decidir tudo com muita antecedência. Sempre que possível, fotografe igrejas e salões de festas, em diferentes horários, e vá criando um arquivo dessas locações, de forma que você possa se familiarizar antes com o ambiente. Peça autorização aos responsáveis pelo local para fazer fotos internas com esse objetivo e, se for preciso, faça também anotações sobre posições de janelas, luminárias, tamanho do local (isso é muito importante, saber se você tem ou não espaço pra se movimentar e onde se posicionar)  e até mesmo sobre a cor das paredes (pois isso influencia na luz refletida e na composição). Com o tempo, seu arquivo vai se tornando mais completo e detalhista, assim como sua memória.


Cataloge também outros tipos de locações, como pontes, casas históricas, cachoeiras, locais abandonados, clubes, parques, etc. Conheça as facilidades e dificuldades de acesso em cada um deles. Ofereça aos noivos optarem por um pacote que inclua um ensaio criativo somente com eles, algo com uma temática que expresse bem suas personalidades e interesses. E nunca ofereça de antemão a opção de fazer essas fotos dentro do estúdio, por dois motivos: primeiro, se bem executadas, essas fotografias externas darão um valor impressionante ao seu trabalho, tanto presente quanto futuro; segundo, não há nada menos criativo do que usar fundo infinito quando se tem um mundo inteiro como locação pra valorizar uma imagem. Pesquise também o trabalho que oitros fotógrafos já fizeram nesses lugares.

Você provavelmente não terá a chance de ver a casa do noivo ou da noiva antes do dia marcado, mas nesses casos você pode assumir que é como qualquer casa média. Se houver luz no quarto, na sala de estar e etc, você poderá resolver o que for preciso. Mas, se puder, faça uma visita rápida antes pra se garantir.

De qualquer forma, é importante saber que, nesse momento de fotografar os noivos, você vai ter muito pouco espaço pra se movimentar ou vai estar disputando espaço com as outras pessoas que preparam o evento (desde a maquiadora até a tia empolgada). Esteja pronto para trabalhar em lugares apertados e ser educado com pessoas estressadas.


Tudo isso pode parecer trabalho demais só pra um evento e te desanimar um pouco, mas só é difícil no começo (entenda começo como pelo menos uns dez casamentos fotografados). Logo sua lista de contatos e locais vai ser grande o suficiente pra que isso não seja mais trabalhoso. E esse esforço é muito melhor do que se justificar por um trabalho de pouca qualidade.

3 - Faça uma roteiro de fotos e o memorize

Esta é outra dica muito importante que você deve fazer para, pelo menos, os seus primeiros 20 casamentos! Faça uma lista com exatamente o que você vai fotografar em cada local. Seja o mais específico possível e, em seguida, tente decorá-la. Além disso, saiba que escrevê-la em papel realmente vai te ajudar a lembrar de tudo muito mais do que apenas digitando.


Um exemplo do que pode conter na sua lista:

Cobertura com o Noivo (Lista de Fotografia)

- Detalhes
  • Gravata
  • Abotoaduras
  • Anéis
  • Colônia
  • O noivo se barbeando em frente ao espelho
  • Peça ao noivo se há qualquer outra coisa que ele quer
- Padrinhos, Amigos e Familiares
  • Meninos ajudando o noivo com abotoaduras
  • Pardrinho ajudando o noivo com a gravata
  • Todos vestindo os coletes ou paletós
  • Todos os se ajudando ajustar a parte de trás de cada um dos coletes
  • Todos os padrinhos reunnidos
  • Todos fazendo uma pose divertida
  • Grandes sorrisos
  • O melhor amigo abraça o noivo
  • Os anéis de casamento em primeiro plano
  • Noivo e padrinhos tomando uma cerveja antes da cerimônia 
  • Retrato do noivo usando uma luz colorida
Etc, etc, etc ...

E vá fazendo assim, listando os itens essenciais primeiro e depois algumas idéias criativas para executar. Sua lista tem que ser feita em ordem de prioridade e essa prioridade deve ser respeitada e seguida, ou você acaba com um monte de fotografias viajadas e nenhuma daquilo que os noivos esperam. Ou seja, garanta o esperado, e enriqueça-o com o inesperado, e não o contrário.

Pode parecer um trabalho muito detalhado, e todos os casamentos são diferentes, as coisas acontecem e você nem sempre pode fazer todas essas cenas, mas é o mesmo caso do trabalho de conhecer e catalogar as locações: ter todos os seus disparos memorizados, pois, aconteça o que acontecer, vai estar preparado e sempre terá idéias na manga!

Faça a lista também para a cobertura da noiva (tenha com a noiva sempre uma atenção a mais, porque pra ela esse é um momento que envolve muita ansiedade e vaidade). Seja ainda mais detalhista e saiba ser mais maleável com as situações. Tenha sempre caneta e papel com você e vá complementando e modificando a lista confirme o necessário. 


E lembre-se: essa lista aqui é só um exemplo rápido. Pesquise, estude e, então, faça sua própria lista de fotografias, sempre respeitando o que deve vir primeiro e o que deve ser experimentado. Acima de tudo, se divirta fotografando esses itens e seu próprio entusiasmo  será refletido nas expressões que você registrar.

Uma última dica sobre esse ponto: faça uma série de fotos com enquadramenteo mais aberto (de 20mm a 50mm) e logo depois uma série de closes no mesmo local e momento. Repita o processo. Dessa forma, a narrativa vai se formando por si só e o próprio album vai se montando em sua cabeça. Facilita muito o trabalho posterior.

Obs: antes que me esqueça de falar isso, assim que terminar cada uma das sessões de fotos, faça imediatamente dois backups das fotografias, uma no notebook e outro em um HD externo. Não protele isso, é muito pior ficar se arriscando a perder as fotos por uma eventualidade qualquer.


4 - Ajude outros fotógrafos

Esta é uma outra coisa super importante que você definitivamente deve fazer no início da carreira nessa área e mesmo depois! Assim que você marcar seu primeiro trabalho importante com casamentos, procure outro fotógrafo da área e proponha trabalhar com ele. Se houver resistência, proponha primeiro ajudá-lo como assistente para ele ver como você está interessado e é esforçado. E realmente seja assim. Esqueça a conversa (que provavelmente já ouviu) de que fotógrafos são ciumentos e tem medo de que novos nomes surjam no mercado para disputá-lo. Esse tipo de gente realmente existe, mas tem muitos outros que, se perceberem um potencial em você, vão te ajudar sem problema algum, porque sabem que é sempre melhor estabelecer laços e parcerias com os outros profissionais e que, se você crescer na área, isso também o engrandece. Procure esse tipo de profissional e, quanto mais cedo você começar a auxiliá-lo,  mais preparado você estará.


Mas saiba desde já que encontrar um emprego como assistente ou mesmo como voluntariado não é uma tarefa fácil. Especialmente porque os outros fotógrafos iniciantes estão também de olho no mesmo trabalho. Liste o contato dos melhores fotógrafos de casamento da sua cidade e envie um portfólio seu para eles, um por um (nada de mensagens em massa ou impessoais). Certifique-se de que está enviando junto todos os seus dados. 

Assim que algum lhe responder, marque uma reunião pessoal para se conhecerem cara a cara e conversarem sobre suas propostas. Esteja ciente de que você deve conduzir a conversa de forma que ele não tente te explorar, é uma relação profissional como outra qualquer – o que você está dando de trabalho você espera receber em aprendizado. Não seja o cara que fica buscando cafezinho pros outros!

Se não responderem, aguarde um tempo para enviar novamente, ou será só mais um fotógrafo irritante. Se seu portfílio apresentar qualidade e alguma experiência, cedo ou tarde você vai ter sua chance (outro assistente ou fotógrafo pode ter um contratempo ou outro evento e você vai ser chamado). 


Esse tipo de trabalho vai te dar experiência em primeira mão sobre o que acontece nos bastidores de um casamento. Acima de tudo, procure passar a maior parte do tempo junto com o fot[ografo principal e observe como ele conduz as situações, para que depois (e só depois) você possa conversar com ele sobre esses detalhes e absorver toda a experiência. Exponha todas as suas dúvidas. Um bom profissional vai ficar feliz em te ajudar.  Junto com esse trabalho, é essencial fazer algum curso (nós indicamos para você este AQUI) e ler livros, porque, sendo este seu momento de aprendizado, vários conteúdos e pontos de vista são necessários pra tornar sua prática a mais valiosa possível. Gaste o quanto puder e o quanto for preciso com esse aprendizado, veja como um investimento a ser resgatado num futuro bem próximo.

Agora, se você já é um profissional com alguma experiência, esse exercício ainda é muito bom. Converse com algum colega de profissão que você admire e de vez em quando proponha pra ele uma ajuda como assistente, em troca dele fazer o mesmo depois. Assim vocês podem trocar experiências, estreitar parcerias e exercitar a camaradagem.

5. Fotografe um casamento encenado

Uma das melhores maneiras de se preparar para o casamento real é fotografar um casamento falso!  Depois que tiver feito tudo que foi dito anteriormente (Conhecer o equipamento, as locações, fazer sua lista e estudar), convide alguns amigos e amigas e vá praticar algumas das fotografias que você realmente vai fazer no dia do casamento, com o máximo de detalhes possível. 

Não esqueça, faça uma lista das fotografias e memorize-a. Treine sua empatia e simpatia. Peça para fazerem as poses que você deseja registrar. Não se preocupe com o fato deles estarem usando calça jeans e camiseta, imagine-os prontos para a cerimônia. Teste suas configurações para o momento. Enfim, aproveite o fato de que tem controle total sobre a situação para treinar muito, pois no evento propriamente dito você não terá controle de praticamente nada e terá que dar o melhor de si.


E, o mais importante de tudo, aproveite esse momento pra exercitar seu amor pela fotografia e seu prazer em praticá-la. De todas as coisas, esses sentimentos são o que há de mais importante pra garantir seu crescimento e enraizar suas experiências na forma de um amadurecimento profissional e artístico.

Faça dessas dicas apenas o começo da sua caminhada e acrescente mais com suas próprias experiências!

GOSTOU DO ARTIGO? QUER APRENDER AINDA MAIS SOBRE COMO FOTOGRAFAR COMO UM PROFISSIONAL?

Como dissemos antes, uma das melhores formas de aprender e praticar é fazer bom um curso – além disso abrir várias portas para os iniciantes. Será que é difícil, precisa de um equipamento caro pra começar, é muito caro? O Curso de Fotografia Online prova que não! Apresentado pelo fotógrafo brasileiro Rodolfo Corradin (que já realizou ensaios com as maiores blogueiras do país além de diversas outras celebridades) o curso conta com 17 vídeo aulas com dicas de como começar na fotografia, como vender o seu trabalho, configurações de câmera, produção, lentes, equipamento, luz, enquadramento, direção além de técnicas para usar o Lightroom e Photoshop. Concluindo o curso, ganha-se também o Certificado, o que, claro, é sempre bom pro currículo!

O CONTEÚDO DO CURSO

1 - Como começar na fotografia
2 - Como vender o seu trabalho
3 - Inspiração
4 - O que falar ( e não falar ) para o cliente
5 - Dicas de produção
6 - Equipamentos
7 - Trabalhar com blogueiras
8 - Mensagem motivacional
9 - Configurações de câmera
10 - Diferenças entre lentes
11 - A melhor luz
12 - Enquadramento
13 - Direção de modelo
14 - Tratando fotos no celular
15 - O que mostrar nas redes sociais
16 - Lightroom
17 - Photoshop

E o melhor? O preço! Clique na imagem abaixo e mergulhe nesse mundo incrível que é a fotografia! E desejamos a todos bons cliques!


Você também vai gostar destas postagens

0 comentários

ASSINE A NEWSLETTER

Inscreva seu e-mail e receba as atualizaçóes do site!